quarta-feira, 24 de agosto de 2011

GOLPES DE MÃOS DO KARATE


Visão frontal.

Tsuki waza (em japonês: 突き技? técnicas de soco)[a] é a parte do caratê que estuda os golpes diretos com os punhos é, isto é, aqueles golpes — atemi waza — que são aplicados com as mãos numa trajetória mais ou menos direta. À falta de uma tradução melhor, pode-se dizer que são socos aplicados, mas nesta parte veem-se golpes que são aplicados com os dedos.
Teken no katachi (em japonês: 手拳の形?). Conforme se usa uma ou outra técnica de punho, pode-se classificar um soco de caratê.

 

 

Seiken zuki

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As técnicas de seiken zuki (em japonês: 正拳突き?) são formadas pelos golpes aplicados usando as técnicas de punho fechado. Todavia, a área real de impacto não repousa sobre todos os quatro dedos fechados mas somente entre indicador e médio, haja vista que tal área forma exatamente uma linha reta desde si até o cúbito, além de ser bem menor, o que implica numa concentração maior da energia do golpe. Em verdade, busca-se transformar o antebraço numa espécie de lança.

Nukite zuki

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Os socos em nukite zuki (em japonês: 貫手突き?) são golpes aplicados usando as técnicas de dedo em forma de agulha ou lâmina, isto é, são golpes de natureza perfurantes e somente visam pontos determinados, mormente aqueles específicos para de pronto incapacitar. Tais metas são apontadas por conhecimentos de kyusho waza.

 

 

Shi zuki

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Os golpes de shi zuki (em japonês: ン突き?) são aplicados usando as técnicas de dedo em forma de bico, com os dedos formando uma ponta sólida.

Classificação conforme a posição final do punho

Tekubi no kaiten (em japonês: 手首の回転? rotação do punho)

 

 

Kara zuki

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Com uma rotação do punho em 180º, executa-se um kara zuki (em japonês: 立て突き?). É a forma básica de choku zuki, da qual todas as demais derivam: o punho atacante sai desde o tanden, com a palma para cima, e vai até o foco do ataque, finalizando-o em seiken.

 

Tate zuki

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O golpe em tate zuki (em japonês: 立て突き?) é executado rotacionando o punho em 90º, deixando-o "de pé". É uma forma mais relaxada da técnica, o que permite a troca sucessiva mais célere de golpes. Sua origem no caratê busca-se no estilo Tomari-te, que grosso modo desconhecia a técnica com rotação completa do punho, haja vista que esta última técnica seria de emprego arriscado, porque poderia sofrer um contragolpe exatamente no punho, causando extrema dor.[2]

 

 

Ura zuki

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O golpe de ura zuki (em japonês: 裏突き?) é indicado para aquelas situações nas quais o contacto entre os oponentes é muito rente, a técnica é executada à curta distância, mantendo-se o punho com a palma da mão para cima.[3] Tal como sucede com a técnica de kara zuki, o punho deve ser rotacionado, assim, desde o tanden encontra-se invertido em relação à posição final da técnica.

 

 

Classificação conforme a perna que avança

 

 

Oi zuki

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Executa-se oi zuki (em japonês: 追い突き?) golpeando-se com o punho correspondente ao pé que avança,[3] isto é, executando um passo, o golpe sai de modo simultâneo e assim também finaliza, no momento em que terminar a passada, o golpe tem que atingir o alvo. Oi Zuki também é conhecido como soco com perseguição, posto o lutador desferir um golpe enquanto se dirige até seu oponente, que eventualmente estará ou a fugir ou a recuar.

 

 

Gyaku zuki

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Semelhante a oi zuki, pero gyaku zuki (em japonês: 逆突き?) é executado com o punho inverso ao pé que avança,[3] aproveitando o movimento circular da cintura até mais eficaz. Usa-se mais em contra-ataques.

 

 

Kizami zuki

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Sem alterar a base ou dar um sobrepasso, o lutador gira a cintura (hara) e desfere o golpe em kizami zuki (em japonês: 刻み突き?) com o punho que estiver à frente (junto com a perna avançada). A potêndia da técnica está toda no movimento do corpo, da cintura. Serve mormente como bloqueio ou como "sombra" para execução de outro golpe.

 

 

Nagashi zuki

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Executa-se um nagashi zuki (em japonês: 流し突き?) esquivando-se, isto é, quando o lutador movimenta-se diagonalmente de molde a desviar dum ataque, o golpe é desferido em posição semi-circular, a cintura move-se para potencializar a energia.

 

 

Naoshi zuki

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Naoshi zuki (em japonês: 流し突き?), ou ren zuki (em japonês: 連突き?), é uma seqüência de socos.
Nidan zuki (em japonês: 二段突き?): dois socos seguidos, sendo ambos chudan;
Sanbon zuki (em japonês: 三本突き?): três socos seguidos, sendo o primeiro jodan e os próximos chudan
Gyaku sanbon zuki (em japonês: 逆三本突き?): três socos seguidos, sendo todos chudan.

 

 

Tomoe zuki

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Tomoe zuki (em japonês: 巴突き?)[4] é uma sequência de um soco reto e um circular, no qual o braço que ataca assume uma forma de um vibrião. Situa-se como técnica intermédia de mawashi zuki e furi zuki.
O golpe inicial sai reto, mas o braço — ude — gira logo ao fim do percurso impulsionado pela rotação da cintura. A técnica visa principalmente o plexo solar:[5] o primeiro golpe atinge a resgião, retirando o fôlego do adversário ao despejar a energia contra o diafragma, enquanto o segundo golpe atinge ou o fígado ou o baço. Adcionalmente, o segundo golpe possui potencial defensivo, pelo que é capaz também de desviar um gontragolpe.
É encontrado este golpe nos katas fukyugata ni, bassai e rohai.

 

 

 Classificação conforme a trajetória do punho

Tekubi no kiseki (em japonês: 手首の軌跡? trajetória do punho).

 

 

Choku zuki

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A técnica de choku zuki (em japonês: 直突き soco direto?) é executada partindo o punho de ataque armado ao lado do copo,[3] rente ao hara, em movimento direto e rotacionado até o alvo; o cotovelo permanece sempre rente ao corpo, no fito de também defletir eventuais contra-ataques.[6]
Há duas formas de execução: em trajetória direta em ângulo e linearmente no eixo central do corpo. Quando se executa em movimentação de "caminhada", de passo — como durante uma luta (kumite) —, não deve se resumi-la apenas nos movimentos de braços e mãos, o cerne não se exaure nela mesma, ao contrário, o escopo é canalizar toda a energia (ki) na extremidade do punho.
A postura influencia sobremaneira e o lutador deve executar harmonizando o corpo com o movimento circular de cintura, o qual transferirá o movimento cinético dos passos (e idealmente da Terra) para o ponto de contato. Importante ainda o praticante manter, ao caminhar, a mesma altura (ayumi dashi), pelo que entonces o esforço será mínimo e o equilíbrio não será afetado.
A origem da técnica na cércea do caratê repousa principalmente no estilo Shuri-te,[7] no qual é mais praticada a forma em seiken. Tanto que se refere a oi zuki e gyaku zuki como sinônimos de choku zuki.

 

 

Age zuki

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O movimento de age zuki (em japonês: 揚げ突き?) ascendendo o punho. Diferencia-se do Choku Zuki Jodan porque neste o punho segue uma trajetória direta, desde o tanden até o rosto do adversário e, em age zuki, o punho move-se tal e qual um pêndulo. O golpe aparece no kata Enpi, do estilo Shotokan.

 

 

Gedan zuki

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Semelhante a age zuki, pero em gedan zuki (em japonês: 下段突き?), ou otoshi zuki (em japonês: 落突き?), o punho vai em direção descendente. Dependendo so estilo praticado, o punho pode seguir ao alvo numa trajetória reta simples ou conjugada a um movimento semi-circular.

Yoko zuki

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O golpe de yoko zuki (em japonês: 横突き?) é direcionado para a lateral do corpo. Recomenda-se usar da técnicas apenas em bases altas, como sanchin dashi, no fito de possibilitar o giro de cintura e conduzir adequadamente a energia.

 

 

Heiko zuki

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A técnica de heiko zuki (em japonês: 平行突き?) compreende dois golpes diretos executados juntos com os braços paralelos.

 

 

Morote zuki

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Similar a heiko zuki, mas em morote zuki (em japonês: 諸手突き?) os punhos deslocam-se como se se encontrar fossem no alvo: os braços ao fim do movimento formam um triângulo com o tronco.

 

 

Awase zuki

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O awase zuki (em japonês: 合わせ突き?) é um soco em forma de "U" ou "V", executado mormente com o braço superior em posição inversa à perna que avança. A trajetória de ambos os golpes são diretas.

 

 

Sayu zuki

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Similar a yoko zuki, porém em sayu zuki (em japonês: 左右突き?) saem dois golpes simultâneos a ambos os lados, fazendo com que o corpo assuma a forma de T. A contrário do que se pode imaginar a priori, não se trata exatamente de dois golpes dirigidos a dois adversários diversos, mas de um golpe que visa canalizar a energia do ataque linearmente contra um único adiversário. Em verdade, pode e deve conforme o caso ser usado contra dois oponentes, porém é muito eficaz contra um alvo específico, pois canaliza a força de dois ataques contra um ponto específico.



Wa zuki

Chama-se de wa zuki (em japonês: 輪突き?) àquele golpe directo feito com trajetória cicular, isto é, o alvo ainda é um ponto determinado no corpo do adversário, pero, assim como sucede principalmente no boxe, a linha que a mão segue é uma curva. Não é uma técnica fácil de ser dominada eficazmente, mas é muito poderosa, pois é naturalmente evasiva e ofensiva de molde simultâneo.

 

 

Mawashi zuki

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A principal espécie de soco circular é o mawashi zuki (em japonês: 回し突き?), no qual a trajetória é um semi-cículo, ou um círculo raso.

 

 

Furi zuki

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Executa-se o furi zuki (em japonês: 振り突き?) saindo da posição junto ao corpo, o braço que ataca abre-se lateralmente levando consigo a mão para longe do corpo, de modo a afastar mais o cotovelo, e conduzindo o punho em arco para frente. Detalhe: deve-se virar a palma da mão que ataca ligeiramente para fora.[8]

 

 

Kagi zuki

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O soco em gancho é chamado de kagi zuki (em japonês: 鉤突き?), é muito próximo ao upper cut do boxe, com o qual guarda muita semelhança.[8]

 

 

Hasami zuki

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Com dois socos circulares executa-se o hasami zuki (em japonês: はさみ突き?), cujas trajetórias se fecham em direção alvo. Diz-que é um soco em forma de tesoura.

 

 

Yama zuki

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A técnica de yama zuki (em japonês: 山突き?) é uma variação da forma direta awase zuki, mas é executado com os golpes superior e inferior aplicado em semi-círculo. Além de o lutador aplicar os golpes com os punhos, deve inexoravelmente usar do tanden, no escopo de potencializar a energia usada.[8]

 

 

Sun zuki

Sun zuki (em japonês: 山突き?) é conhecido como "soco de uma polegada",[9] ou seja, o punho percorre um espaço mínimo até o alvo.




Notas

[a] ^  Por idiossincrasia da língua japonesa o fonema de /ts/, quando composto, muda para /z/, assim, o que seria «oi tsuki» passa a ser «oi zuki».

Referências

  1. Japan Karate Federation (em inglês). Página visitada em 17.ago.2010.
  2. Maurizio Orfei. Analisi comparata dei movimenti dei Kata Pinan e loro interpretazione (em italiano). Página visitada em 23.fev.2011.
  3. a b c d Unified Karate Training Center (em inglês). Página visitada em 17.ago.2010.
  4. Lexiques des termes japonais en arts martiaux - Voir le sujet :: Kwoon.info! (em francês). Página visitada em 04.mar.2011.
  5. Thought For The Week (em inglês) (21.jul.2008). Página visitada em 11.abr.2011.
  6. Martial Art Weapons (em inglês). Página visitada em 17.ago.2010.
  7. Influencia del Castillo de Shuri en el Karate (em espanhol). Página visitada em 23.fev.2011.
  8. a b c Karate Hand Techniques - Japanese Terms - Lyon-Karate.com (em inglês). Página visitada em 10.mar.2011.
  9. Ryan Parker. Kiko Breathing (Okinawan) (em inglês). Página visitada em 11.abr.2011.

Bibliografia

ARCE, Ferol; MCDERMOTT, Patrick. Karate's supreme ultimate (em inglês). EE. UU.: IUniverse, 2004. ISBN 0595307477.
MONTANARI, Enzo. Karatè sconosciuto: la parte nascosta del karate trdizionale (em italiano). Roma: Mediteranne, 1995.
NAGAMINE, Shoshin. L'essenza del karate-do di Okinawa (em italiano). Roma: Mediteranne, 2002.
NAKAYAMA, Masatoshi. O melhor do karatê: visão abarangente, práticas. São Paulo: Cultrix, 1996. 1 v.
________. O melhor do karatê: fundamentos. São Paulo: Cultrix, 1996. 2 v.
COGAN, Michaael. A goju ryu guidebook: the kogen kan manual for karate. Trafford, 2003. ISBN 9781553958468.
DEMURA, Fumio. Shito-ryu karate. Black Belt.

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